Secretaria de Agricultura
A Secretaria de Agricultura se reuniu na última sexta com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado
20/05/2019

Na última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, representada pelo secretário Marcos Haiala, participou de uma importante reunião em Salvador, com o diretor/presidente da CAR, Wilson Dias.

A CAR é a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional no Estado, e tem a missão de promover o desenvolvimento regional por meio de uma inclusão socioprodutiva.

Acompanhado do coordenador do CODES, Jonas Paulo e do sócio proprietário do Frigorífico Municipal de Bom Jesus da Lapa, João Lisboa, além do diretor/presidente da CAR, a pauta deste encontro teve o foco em tratar com a companhia uma espécie de parceria na agricultura familiar em Bom Jesus da Lapa.

Uma das propostas neste projeto formalizado pelo secretário municipal de agricultura é que a CAR dê um subsídio aos produtores, além de fazer uma agenda regional em todo território Velho Chico, para um maior suporte as práticas da agricultura familiar na região.

Usando do seu prestígio perante aos órgãos competentes, o secretário de agricultura Marcos Haiala está convocando uma reunião com todos os secretários de agricultura do Território Velho Chico, para assim tratar dos assuntos pertinentes com Wilson Dias, o presidente da CAR.

Além disso, o secretário municipal convoca empreendedores do ramo de produção de carne, laticínios, cooperativas de mel, o Consórcio Velho Chico e produtores da região para que através da CAR, se possa trabalhar melhor as suas cadeias produtivas no território.

Com a missão de promover o desenvolvimento regional por meio da inclusão socioprodutiva, o Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, vem se empenhando fortemente no combate à pobreza em comunidades rurais, priorizando o fortalecimento da agricultura familiar, economia solidária, comercialização, territorialização, segurança hídrica, convivência com a seca e o gerenciamento sustentável do meio ambiente.

No mês de junho ficou marcada a visita do diretor da CAR no território, tendo Bom Jesus da Lapa como referência através da força da gestão atual com o Governo do Estado. Além disso, existe o interesse da vinda do secretário estadual de desenvolvimento rural e também do corpo diretor da Bahiater.

A CAR tem apostado nas potencialidades regionais, incentivado associações e cooperativas que investem em atividades e produtos capazes de gerar efetivamente emprego e renda, e estimula o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas, tais como a apicultura, caprinocultura, fruticultura, ovinocaprinocultura, a produção de chocolate e o beneficiamento de leite.

A força do governo atual no segmento da agricultura faz Bom Jesus da Lapa se destacar entre os municípios com investimentos e um bom trabalho na agricultura familiar, no setor de frutas, verduras, hortaliças e também na produção de doces, mel, bolos e o artesanato.

O prestígio conquistado pela Secretaria de Agricultura poderá trazer bons frutos e melhores condições do desenvolvimento da agricultura familiar no município através desta parceria com a CAR.

Autor: MURILLO CAMPOS - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO