Secretaria de Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social realizou um ato pelas ruas em prol do Dia do Combate a Exploração Sexual Infantil
20/05/2019

No último dia 17 de maio, a Secretaria de Assistência Social realizou uma mobilização para o Dia do Combate a Exploração Sexual Infantil. Com uma ação pelas ruas do centro de Bom Jesus da Lapa e uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, a atividade chamou a atenção dos pedestres e motoristas.

Na câmara foram realizadas palestras sobre o tema do 18 de maio e a importância da mobilização para debater a problemática do abuso e exploração sexual de criança e adolescentes.

Foi também realizada uma mesa redonda com perguntas e respostas sobre o tema, chamando a atenção da população para o combate dessa prática e para que qualquer sinal de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes seja denunciado urgente

Os profissionais chamaram a atenção para a importância da conscientização, e da data, que é essencial para que as pessoas fiquem atentas todos os dias.

Dados do Disque 100 mostram que, só no ano passado, foram registradas um total de 17.093 denúncias de violência sexual contra menores de idade. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos), mas há denúncias também de exploração (3.675).

Só nos primeiros meses deste ano, o governo federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

“Há uma cultura dos maus-tratos no país, e a gente precisa implementar a cultura dos bons tratos às crianças e aos adolescentes, os bons tratos em família”, afirma Petrúcia de Melo Andrade, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos.

A secretária cita o Estatuto da Criança e do Adolescente para ressaltar a responsabilidade da família nos cuidados dos menores de idade e pede maior envolvimento.