Secretaria de Agricultura
Aconteceu nesta semana a avaliação geral do início da distribuição do PAA Leite para as instituições
28/03/2019

A Secretaria Municipal de Agricultura esteve na terça e na quarta desta semana, em Feira de Santana, para a avaliação do PAA Leite, que começou a ser distribuído em creches e instituições de Bom Jesus da Lapa.

A reunião contou com secretários, prefeitos e técnicos de secretarias de agricultura, onde foi possível projetar novas metas para o programa, além de expor e falar das dificuldades e avanços na implantação deste recurso trazido para cada município.

Foi colocado em pauta o tema do maior beneficiado do programa, que é o agricultor familiar que produz o leite e posteriormente repassa para a prefeitura, que leva esse leite a um laticínio para ser tratado e logo após ele é distribuído para as instituições inscritas no PAA Leite.

A avaliação geral do programa debateu principalmente a cadeia produtiva que acontece, beneficiando também os recebedores, que são as crianças e idosos que se inserem nessas instituições.

Além disso, o encontro contou com depoimentos de produtores presentes e dos donos de laticínios, falando da importância do programa para todos e principalmente no combate a insegurança alimentar, que é feita através desse ciclo.

Houve a proposta do aumento do leite distribuído em Bom Jesus da Lapa, para avançar de 500 litros por dia para mil litros. O prefeito e o secretário de Serra do Ramalho e de cidades próximas a Bom Jesus da Lapa também participaram do evento.

Após a avaliação do PAA Leite em Feira de Santana, o secretário municipal de agricultura, Marcos Haiala, esteve também na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. A visita foi para uma capacitação e uma vistoria com os técnicos responsáveis pelo fechamento de quinzena do produtor.

Esse fechamento é todo o detalhamento que mostra em sistema o recebimento dos recursos do repasse do leite tanto para o produtor quanto para o laticínio responsável pelo tratamento. Essa capacitação da análise e detalhamento também foi dada ao técnico da Secretaria de Agricultura responsável pelo recebimento e despache do leite do programa.

Autor: MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO