Saúde
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE DE BOM JESUS DA LAPA DEBATEM NOVAS MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS
18/03/2021

Na manhã dessa quarta-feira (17) na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa ocorreu uma reunião para novas medidas contra a COVID-19 no município, já que o governador Rui Costa anunciou um novo decreto estadual que suspende as atividades não essenciais no próximo final de semana.

Por se tratar de um assunto de importância elevada o prefeito Fábio Nunes solicitou a reunião com representantes de diversos setores do município: igrejas católica e protestantes, CDL, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração, presidente da Câmara de Vereadores e outros vereadores, polícia militar e guarda municipal.

Na reunião que teve um amplo debate com todos tendo direito de fala para dar sugestões sobre as ações no município, ficou comumente acertado que Bom Jesus da Lapa seguirá o decreto que suspende as atividades não essenciais no estado durante o final de semana, incluindo Bom Jesus da Lapa.

Outros pontos que foram destacados além da aprovação em seguir decreto estadual foram:

- Intensificar a fiscalização, principalmente no sábado, pois as pessoas estão fazendo festas e aglomerando.

- Trabalhar mais na conscientização da população. Foi consenso que hoje já há uma banalização no tratamento que se dá ao Coronavírus.

- Aumentar as ações pedagógicas em locais públicos e de trânsito de pessoas.

Andamento da reunião.

Logo no início, o prefeito Fábio Nunes solicitou ao secretário municipal de saúde Euler Nogueira que desse um panorama do estado da saúde no município.

O secretário informou que Bom Jesus da Lapa já tem 100% ocupação de leitos destinados a infectados pela COVID-19 no município, já que além dos casos de Bom Jesus da Lapa também há internados da microrregião. Há uma urgente necessidade de conter os casos no município, pois além do limite estrutural também tem o desgaste dos profissionais de saúde. Também tem que ser levado em conta que todas as cidades do estado estão sofrendo com o aumento no número de casos, inclusive o Ministério Publico requisitou oxigênio e apoio do Hospital Municipal Carmela Dutra para o Hospital do Oeste em Barreiras até que chegue estoque que supra a demanda de lá.

Após a apresentação do quadro, o Presidente da CDL reforçou estar em concordância com os pedidos de restrição, solicitou também que haja uma parceria maior do comércio com o poder público na hora de seguir os protocolos, além de ser consoante com uma fiscalização mais apurada.

Novo comandante da 38ª CIPM Pedro Paulo de Araújo Fiuza foi o próximo a falar e deu o exemplo dos acontecidos em Guanambi e Caetité para apoiar as ações, ainda falou que os policiais estão morrendo mais da doença (COVID-19) do que em combate.

Pastor Juvenal exemplificou que as dificuldades emocionais também estão ocorrendo na população e que vem percebendo isso com as pessoas que estão conversando e pedindo conselhos a ele.

Reitor do santuário João Batista e o padre Stanislaw afirmaram que irão apoiar as medidas tomadas, assim como está sendo desde o ano passado e se adaptará ao que será feito e já toma medidas para evitar aglomerações e mais riscos da COVID, e relembraram também que o "normal" ainda está muito longe.

O presidente da Câmara Eduardinho endossou a medidas que devem ser adotadas, falou das aglomerações ocorridas durante a semana que apoiaria até se ações fossem mais rigorosas que o decreto estadual. O vereador Leonel Cardoso aproveitou para pedir atenção ao aumento recente de números nos casos da zona rural.

O vereador Gedson Nascimento salientou que é difícil a posição de gestor nesse momento, pois as ações ficam entre razão e emoção, mas que as medidas são necessárias e fiscalizações tem que ocorrer, o lado racional tem que ser maior e pensar na segurança e saúde da população.

Fábio afirmou que já houve notificação em alguns setores, mas apesar disso as pessoas continuaram ignorando protocolos, por isso a reunião solicitada foi importante, pois além de informar e debater sobre as ações estaduais é importante saber o andamento do município em diversos setores e que o diálogo ajuda muito no direcionamento das medidas que serão tomadas.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM