Manual de navegação logo

Manual de navegação

Acessibilidade logo

Acessibilidade

Fale conoscobat-papo

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3481 - 3374 / 3481 - 5777

  • E-mail

    gabinete@bomjesusdalapa.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 12:00 horas.

    Rua Floriano Peixoto 208 Centro

  • Outros meios de contato

Em conformidade com:

Secretaria da Saúde
Avanços na saúde: Cirurgias de joelho através de vídeo artroscopia estão sendo realizadas no Carmela Dutra
03/05/2019

 

Aconteceu hoje (sexta, 3) no Hospital Municipal Carmela Dutra mais um avanço significativo para a saúde de Bom Jesus da Lapa. Estão sendo realizadas 5 cirurgias de artroscopia de ligamento cruzado de joelho, todas através de equipamento de vídeo. Pacientes com problemas no menisco, ligamentos ou cartilagem no joelho já podem realizar o procedimento.

 

A ação está sendo coberta pelo município, pois os pacientes necessitavam ir até Salvador e aguardar em uma fila de espera de 4 a 5 anos, pelo fato do Sistema Único de Saúde ainda não cobrir a totalidade de todos os pacientes que necessitam desse tipo de intervenção.

  

Essa cirurgia trata-se de um procedimento menos invasivo e mais rápido, tanto durante o processo quanto na recuperação. Segundo Valonie Costa, médico especializado neste tipo de procedimento, essa é uma cirurgia realizada com um equipamento com câmera de vídeo introduzida no joelho através de uma incisão de mais ou menos meio centímetro. E no outro lado do joelho é realizada outra incisão de meio centímetro para introduzir os equipamentos necessários.

 

Até ano passado, os pacientes que necessitavam realizar esse tipo de cirurgia tinham que se deslocar para outra cidade, mas agora é possível realizar o procedimento aqui em Bom Jesus da Lapa, fazendo o agendamento pela Central de Regulação em Saúde e a equipe da Dicon.

 

De acordo com os cirurgiões, a demanda é enorme, mas os pacientes acabam aguardando por até 3 anos para a realização da primeira consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador.

 

“Isso causa prejuízos aos cofres públicos porque o paciente fica pelo INSS afastado de suas atividades profissionais e geralmente são pacientes jovens, no auge de suas atividades”, afirmou o médico Valonie Costa, responsável pelos procedimentos realizados hoje no Hospital Carmela Dutra.

 

A princípio, os pacientes que estão na fila do SUS serão agendados conforme a fila de espera na Central de Regulação. A central estará entrando em contato com cada paciente que estiver com sua documentação aguardando na fila.

 

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa e a Secretaria de Saúde vêm trabalhando para diminuir a demanda de pacientes de ortopedia, principalmente aqueles que necessitam do procedimento e podem chegar até 4 anos em fila de espera.

 

Foi contratado um médico cirurgião especialista em joelho e foi adquirida toda aparelhagem para realizar a cirurgia de reconstrução de ligamento cruzado através do vídeo artroscopia.

 

Esse tipo de procedimento passa a ser realizado no hospital atendendo a demanda de cirurgias eletivas e garantindo aos pacientes um atendimento ágil e de qualidade. “São pacientes eletivos do nosso município que agora estão sendo atendidos aqui”, reforça o secretário de saúde municipal, Marcélio Magno.



Autor: Murillo Campos - Assessoria de Comunicação

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito