W3C

Em conformidade com:

Saúde
Barreira Sanitária de Bom Jesus da Lapa segue com monitoramento intensivo 24 horas
26/05/2020

Com a confirmação de casos positivos para o COVID-19 no município de Bom Jesus da Lapa diversas ações foram tomadas, dentre elas a ampliação pela Vigilância Epidemiológica com apoio da Policia Militar e Guarda Municipal no monitoramento nas entradas da cidade para 24h.

 

Além disso outra medida tomada foi o embarreiramento da entrada de Paratinga próxima a nova rodoviária, essa barreira foi implantada para que os veículos se dirigissem para outra entrada. Nas duas principais entradas da cidade, a BR-430 e a BR-349, as barreiras sanitárias estão instaladas desde o mês de março onde os membros da Vigilância estão munidos de todos os equipamentos para registrar as pessoas que chegam na cidade.

 

Nas barreiras implantadas onde os membros da Vigilância estão munidos de equipamentos para medir a temperatura das pessoas que chegam, anotam o contato de quem chega e orientam as pessoas para as medidas e cuidados que devem ser tomados.

 

A Barreira Sanitária tem a dinâmica de triagem através da abordagem as pessoas a fim de aplicação de questionário e verificando se há alguém com sintoma do COVID-19, que são os sintomas gripais, como febre, gripe, tosse e problemas respiratórios.

 

Os viajantes provenientes de localidades com caso positivo e que não apresentarem sintomas são orientados a permanecerem em isolamento domiciliar por sete dias e caso esteja apresentando sintoma gripal por 14 dias, no qual deve preencher uma ficha individual e são avaliados e monitorado pela Vigilância Epidemiológica - VIEP.

 

As abordagens preventivas tem como intuito detectar casos suspeitos de Coronavírus para uma posterior investigação e monitoramento do suspeito, além do registro de todos os contatos que estavam juntos a pessoa que seja suspeita.



Autor: Earvin Andrade - ASCOM