CAPS AD III é inaugurado já sendo marco para saúde mental de Bom Jesus da Lapa
05/12/2020

Bom Jesus da Lapa inaugurou na manhã dessa sexta-feira (04/12) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga - CAPS AD III Dermeval Guimarães referência na região e destinado ao cuidado e proteção para usuários e familiares em situação de risco devido ao uso de drogas e álcool.

Estiveram presentes na inauguração o governador Rui Costa e sua comitiva, o prefeito Eures Ribeiro, Fábio Nunes prefeito eleito.

O CAPS AD III recebeu o nome Dermeval Guimarães médico que em Bom Jesus da Lapa, foi um dos responsáveis pelo tratamento a malária no município na década de 30 e transformou a sua profissão de médico um instrumento de solidariedade sendo inclusive o médico que atendia as pessoas do abrigo dos pobres.

Localizado no bairro Amaralina ao fundo do Ginásio José Caetano de Andrade e junto ao CAPS III Emília Pereira Valverde. Irá trabalhar com redução de danos, compreensão das Políticas Públicas e defesa dos direitos, será articulada com as Redes de Atenção as Urgências e Atenção Básica.

Além desse trabalho terá capacidade para acolhimento noturno de 05 a 10 pacientes e atenderá toda Regional o que torna o atendimento disponível a população estimada em mais de 330.000 habitantes.

As obras de estruturação custaram cerca de R$ 1 milhão e conta com locais de repouso, salas de atendimento individuais, salas de atividades coletivas, refeitório, cozinha, áreas comuns de socialização, sala de reunião, sala de medicamentos, banheiros adaptados.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM