Secretaria da Saúde
Colóquio Em Defesa da Vida foi realizado como parte importante das ações do Setembro Amarelo no município
19/09/2019

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), no Teatro Municipal Ivonildes de Melo, o Colóquio Em Defesa da Vida, realizado pelo CAPS Lapa e pela Secretaria de Saúde, com foco nos profissionais da saúde.

Com palestras, debates e conversas em torno do tema recorrente neste mês amarelo, que é o suicídio proveniente e originário através dos problemas de saúde mental, o evento teve a participação de profissionais da rede de saúde, com o tema central voltado para "Quem cuida do cuidador?".

Cuidador, este, que é exatamente o profissional da saúde, que necessita estar apto e informado para socorrer casos de pacientes em crises psiquiátricas em UPAS, hospitais, SAMU e postos de saúde.

O evento contou com questionamentos e a participação do público presente. O secretário de saúde, Marcélio Magno, esteve na mesa de abertura.

As conversas e os temas das palestras realizadas tiveram o foco voltado também para os desafios e possibilidades do acolhimento aos usuários e pacientes, além do fortalecimento dos vínculos familiares à pessoas que sofrem por transtornos psíquicos.

O evento contou com o intermédio e mediação da mesa do psicologo João Paulo Oliveira, que também é coordenador do CAPS Lapa.

Aconteceram as palestras do médico psiquiatra e pós graduado em psiquiatria, Uélcio Moreira Cangussu Filho, e da enfermeira pós graduada em saúde mental e gerontologia, Fernanda Soares Amorim.

Durante todo o mês de setembro, o CAPS Lapa e a Secretaria de Saúde tem realizado intervenções nas ruas, para conscientização da população perante ao tema.

No dia 27 de setembro, a Prefeitura Municipal irá inaugurar o novo CAPS Nível III em Bom Jesus da Lapa, que vai realizar cerca de 3 mil atendimentos ao mês e atender a pacientes de diversas cidades da região.