Secretaria de Educação
Educação de Bom Jesus da Lapa supera nota estabelecida pelo MEC na última atualização do IDEB
04/09/2018

O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Bom Jesus da Lapa conseguiu não apenas atingir, mas também superar a meta estabelecida pelo MEC no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em sua última atualização para os anos iniciais de ensino.

O trabalho realizado pela Secretaria de Educação, junto com toda a rede municipal, além de diretores e professores, foi capaz de alcançar um bom desempenho na prova Brasil 2017, que expõe os indicadores para o corrente ano.

De acordo com os dados do Ministério da Educação, que podem ser vistos no próprio site do IDEB, Bom Jesus da Lapa obteve um aumento da nota de 4.4 para 4.8 nos anos iniciais, superando a meta estabelecida pelo MEC, que era de 4.3. A nota atingida desse ano se aproxima da estimativa para 2021, colocando a educação de Bom Jesus da Lapa em um patamar de crescimento na qualidade do ensino. No índice dos anos finais, a média cresceu de 3.6 para 3.8.

A Prefeitura Municipal inaugurou no último ano sete unidades escolares, com boa estrutura e laboratórios de informática, além disso, inúmeras quadras poliesportivas foram construídas dentro das escolas e a nova sede da Secretaria de Educação passou a funcionar em prédio próprio neste ano.

Mas o sucesso da nota e a meta superada na educação básica se dá principalmente pelo trabalho realizado pelos diretores e professores da rede municipal, que merecem todo o mérito pela conquista adquirida para a educação de Bom Jesus da Lapa.

Autor: Murillo Campos - Morrito Comunicação