Saúde
ESCLARECIMENTOS – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB muda diretrizes para organização diálises e o tratamento
27/12/2019

Viemos por meio deste texto esclarecer sobre a mudança de cidade do tratamento de diálise para pacientes de Bom Jesus da Lapa.

Até o final do ano de 2019 o tratamento de diálise ocorreu na cidade de Guanambi devido a proximidade entre os municípios, e não só os pacientes de Bom Jesus da Lapa eram encaminhados para a cidade guanambiense; os pacientes de Serra do Ramalho, Sítio do Mato e demais municípios circunvizinhos também iam para o tratamento em Guanambi.

Haverá a mudança para a cidade de Barreiras para continuação de tratamento, vale ressaltar que essa mudança não foi criada pelos municípios, mas sim por uma resolução estadual. Conforme determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB, em ofício nº 406/2019 de 8 de novembro de 2019, informa que consta em documento anexo nº 321/2018 sobre desenho regional da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, que deverá ser seguido pelas clínicas de hemodiálise da região de saúde.

Portanto essa resolução tem força estadual, que acaba sendo superior a qualquer regulamentação municipal. Ela entrará em vigor no início de 2020, os atendimentos serão de acordo com regionalização geográfica do estado da Bahia, Guanambi está localizada na região sudoeste do estado e atenderá prioritariamente pacientes daquela região; como pertencente a região oeste do estado os pacientes de Bom Jesus da Lapa serão encaminhados para o município polo da região, Barreiras.

SOBRE OS PACIENTES QUE JÁ ESTÃO EM ATENDIMENTO

A diálise em Barreiras terá início dia dois de janeiro, com horário da diálise sendo 12h. Atualmente são 24 pacientes que utilizam da diálise no município; desses, nove irão continuar em Guanambi, pois são pacientes com estado mais delicado de saúde, por isso permanecerão naquela região.

Já os outros 15 pacientes serão deslocados para Barreiras, contarão com toda estrutura fornecida pelo município; micro-ônibus, alimentação, casa de apoio. O transporte tem disposição por três vezes na semana, quando sairá o micro-ônibus nos dias (terça, quinta e sábado) 5h da manhã em direção a Barreiras.

O atendimento será na Nefroeste - Centro de Hemodiálise e Hemoterapia, com endereço. Av. Clériston Andrade, 1203 - Vila Brasil, Barreiras - BA, 47801-255 e o telefone de contato é (77) 3611-3427

FINALIZANDO

Vale lembrar que os pacientes foram informados com antecedência sobre as mudanças ocorridas e como seriam feitas.

Portanto, a mudança que ocorrerá é por força de lei estadual, não foi criada pelo município de Bom Jesus da Lapa ou qualquer outro; segundo que o tratamento continuará sendo feito com apoio logístico da prefeitura e secretaria de saúde e por último informamos que a Clínica de Dialise de Bom Jesus da Lapa ficará pronta em março de 2020.

Autor: Agência Morrito