Secretaria da Saúde
Mais de 120 cirurgias da primeira etapa do Mutirão da Catarata já estão sendo realizadas no Hospital Carmela Dutra
26/04/2019

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa e a Secretaria de Saúde continuam com os mutirões de cirurgias eletivas durante o ano de 2019.

Ontem e hoje, na unidade hospitalar Carmela Dutra, mais de 120 pessoas foram/estão sendo atendidas para a realização das cirurgias. Nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, a primeira etapa das cirurgias já está sendo feita, com os pacientes já encaminhados para o centro cirúrgico.

Os encaminhamentos têm obtido êxito, com a eficiência no procedimento e também a redução do tempo de espera do paciente até a sua vez de realizar a cirurgia.

O Hospital Carmela Dutra contribuiu com participação efetiva da direção administrativa, além da equipe de enfermagem, nutrição, recepção e segurança, fortalecendo o processo rápido e eficaz para o usuário. Foram também distribuídos vários kits lanche para os pacientes que esperam na fila a sua vez de entrar no centro cirúrgico.

A Prefeitura Municipal garantiu todos os insumos para a realização das cirurgias. Os pacientes pertencem a Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato e São Félix.

De acordo com Marcelio Magno, secretário de saúde, “existe uma demanda muito grande aqui na região, principalmente de pessoas idosas e carentes, que não têm acesso a esse tipo de procedimento. Na rede privada é um procedimento de valor alto e que se não fosse essa ação, essas pessoas dificilmente teriam a visão de volta, não voltariam a enxergar. Para ter acesso basta procurar sua Unidade de Saúde pra receber as informações de como se cadastrar para fazer parte desse Mutirão. Nós da gestão estamos realizando nesse ano muitos mutirões para redução de demanda tanto cirurgias, quanto de especialidades e exames. O paciente deverá sempre procurar sua Unidade Básica de Saúde do seu bairro (USF), pois esses movimentos são norteados pela demanda existente nas unidades, na qual temos como objetivo a redução da fila de espera, como também o tempo de espera para a realização desses procedimentos facilitando o acesso a toda a população.”

Autor: MURILLO CAMPOS - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO