Melhorias na estrutura do município para suportar o nível de chuva
06/01/2020

No início desse ano de 2020 as chuvas estão atingindo o município de Bom Jesus da Lapa, no primeiro final de semana do ano (de sexta-feira até final de domingo) foram registrados 93mm de chuva, segundo a empresa meteorológica Climatempo a quantidade nesse mês já alcançou 76% da média mensal.

A prefeitura está tomando providencias para conseguir que os efeitos negativos que o volume excessivo de chuva em pouco espaço de tempo provoca no munícipio. Cerca de 5,5 milhões em reais em obras de drenagens, investimento esse feito na cidade para a melhoria do escoamento das chuvas quando elas caem em nível elevado.

Algumas obras já estão e funcionamento e diminuindo os efeitos ruins da chuva como as drenagens no bairro Parque Verde e no Maravilha I, que escoaram uma parte da água para a contenção construída e suportaram bem o volume recebido, além dessas mais duas estão em fase de construção; uma no bairro Jurema que está com cerca de 40% da sua obra feita e a drenagem Santa Catarina que já está em fase de conclusão.

Devido ao alto nível pluviométrico alguns inconvenientes ocorrem na nossa cidade, mas estamos fazendo o possível para a contenção de danos, além das obras citadas acima também há o trabalho na limpeza de bueiros que estão tendo acúmulo de resíduos.

Além disso pedimos a contribuição da população para melhoria dos serviços como por exemplo não jogar lixo nas ruas para que não entupa bueiros e feche as áreas de escoamento da água e que nos informe pontos onde possamos atuar. A prefeitura montou uma equipe de manutenção 24 horas nas bombas de drenagem para diminuir o risco de inundação e também informou a sede da Defesa Civil para estar pronta em caso de inundação e ocasionalmente receber desabrigados.

Por fim informamos que estamos sempre em busca da melhoria dos serviços prestados para a população e para cidade para que juntos façamos uma Bom Jesus da Lapa cada vez melhor.

Autor: Earvin Andrade - Agência Morrito