Mudanças na estrutura da Romaria 2019 também tiveram saldo positivo na festa de N. Senhora da Soledade

Segunda, 16 de Setembro de 2019

Secretaria de Turismo e Empreendedorismo

A Prefeitura Municipal, a partir deste ano, promoveu uma série de mudanças na estrutura da Romaria em Bom Jesus da Lapa. As alterações foram desde a organização do trânsito, até a criação de "regras" para comercialização de produtos pelos ambulantes.

Neste último domingo (15), milhares de fiéis participaram da procissão e celebração do encerramento do Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade 2019, em um período intenso de praticamente três meses com a cidade recebendo turistas de todos os locais do Brasil.

As maiores romarias da cidade se concentram nos meses de julho, agosto e setembro, nas festas da "Terra e das Águas", na do "Bom Jesus" e de "Nossa Senhora da Soledade", e é o período onde a cidade acolhe mais de um milhão de pessoas vindas de todos os cantos do país.

Com o tema: “Nossa Senhora da Soledade e as obras de misericórdia", cada fiel foi convidado nesses últimos dias a refletir sua atitude de fé e compromisso com Deus e os irmãos.

No dia de ontem, os fieis acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.

De acordo com as autoridades, as mudanças estruturais na cidade foram positivas durante esse período, conseguindo melhorar a organização das romarias, fazendo com que o trânsito fluisse melhor com a retirada de ambulantes das ruas e a relocação dos mesmos para o Camelódromo Municipal, que foi criado justamente para suprir essa demanda.

Além disso, o trânsito de veículos de tração animal foi proibido no centro da cidade, os horários de carga e descarga dos comércios passaram por alterações e as vias da procissão das romarias foram isoladas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal dias antes.

Todas as mudanças acabaram fazendo com que o saldo fosse positivo e tornasse a Romaria muito mais segura e tranquila para os romeiros e moradores.

Esteve também em curso a Operação Romaria da Soledade, com policiamento reforçado.

Sobre isso, o comandante da 38ª CIPM Tenente coronel Normanha destacou que a Base Móvel da Polícia Militar, bem como o  policiamento motorizado, a pés, veículos e o Serviço de Informação estiveram atuando em conjunto para garantir a paz, a segurança e a tranquilidade dos lapenses e romeiros que visitaram Bom Jesus da Lapa todos esses dias.

Confira na coluna a esquerda os registros fotográficos do dia de encerramento da Romaria de Nossa Senhora da Soledade. que aconteceu neste domingo (15).