Saúde
Prefeito Eures Ribeiro se reúne com diversos setores da sociedade de Bom Jesus da Lapa e alinha próximos passos para o combate do COVID-19
26/03/2020

Aconteceu nessa tarde/noite de quarta-feira (25/03) uma reunião entre o excelentíssimo prefeito Eures Ribeiro com os representantes de diversos setores da sociedade lapense, o objetivo foi ouvir as sugestões e alinhar as ações para continuar no combate contra o Coronavírus no município de Bom Jesus da Lapa.

A reunião contou representantes das igrejas católicas e evangélicas, dos hoteleiros, dos produtores do Projeto Formoso, área de saúde, segurança, vereadores e secretários. Com o início dela o prefeito Eures explicou o motivo das ações tomadas para combater uma possível proliferação do vírus na cidade e pediu para os participantes informassem o que acharam e a opinião de cada área para as próximas medidas.

Os participantes da reunião aprovaram por unanimidade a atitude de ter o isolamento social decretado, e adicionaram alguns pontos, os representantes das instituições religiosas e a vereadora Andreia da João Paulo II mostraram-se preocupados com área social, já que algumas famílias já começam a sentir dificuldades em obter alimentos, o padre Stanislaw ainda mostrou preocupação com a presença de algumas pessoas mais idosas na rua, assim como Andreia abordou mais movimento no João Paulo II na quarta-feira.

Os representantes da polícia também se mostraram preocupados com uma possível falta de abastecimento de alimentos na cidade, pois quando chegasse os produtos essenciais poderia ter aglomerações e saques nos locais.

Representantes dos hoteleiros falou de ter o movimento comprometido semana santa, divino, corpus christi, mas os hoteleiros deram férias coletivas para os funcionários, preservando os empregos. O representante da CDL também falou da preocupação com a manutenção dos empregos e que os  comerciantes quiseram burlar o decreto, mas a CDL agiu pra que se cumpra o decreto e solicitou reunião para acertar algumas ações para um mínimo de funcionamento de comércio e não ter 100% de inatividade.

O representante dos Produtores do Projeto, Antônio, "a proibição da entrada de funcionários de Serra (pelo prefeito de lá) está prejudicando a produção. Mas os próprios produtores tiveram atitudes, fizemos diminuição da lotação do ônibus. Mandamos quem tinha férias e eram de idade de risco para casa.”

No mercado municipal, o panorama passado foi de que os comerciantes não tem tido muita resistência para cumprir o decreto, o público é quem preocupa, por ser formado em sua grande parte por pessoas da terceira idade. E propôs a diminuição de dias de funcionamento para dois dias.

Após isso, os secretários deram um panorama da cidade com o Coronavírus, Sec. Gildásio Júnior abordou que "há preocupação com economia, mas temos que preocupar mais com a vida.” Lembrou que quanto menos casos melhor imagem fica para fora, por sermos uma cidade turística e também sobre o funcionamento de comércio por delivery pode ocorrer.

Sec. Administração, Victor Hugo revelou que já é planejado uma distribuição de cestas básicas, uma reserva foi feita e que se está estudando uma forma de distribuir com segurança para a população que mais necessita.

Tiago da área de saúde falou da situação local com o COVID-19 "tranquilizo todos, ficamos um passo à frente com as medidas, não ter um caso foi por causa dele, interrompendo a cadeia de transmissão. O município está empenhado em diminuir.” o Sec., de Saúde Marcélio abordou sobre como sai os resultados “a técnica usada para descobrir o vírus demora pra saber o resultado e é feita só em Salvador."

Ao final o prefeito Eures falou “conversar com  prefeito de Serra, com setores do comércio, cada categoria (materiais de construção) sobre funcionar com delivery (entregas). Será criado um plano para a distribuição de cestas básicas e provavelmente de botijão de gás também, comprou o máximo de materiais de saúde possível.” Ainda revelou que terá conversa com o governador e pedirá para acelerar a construção de UTIs em Bom Jesus da Lapa.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM