Secretaria de Educação
Reunião discute volta às aulas presenciais na rede municipal de Bom Jesus da Lapa
29/07/2021

Na tarde desta quarta-feira (28) na Secretaria Municipal de Educação, ocorreu uma reunião sobre os próximos passos da educação no município, de acordo com a evolução da pandemia.

Estiveram presentes: o secretário municipal de saúde Euler Nogueira, Cristina Fernandes secretária municipal de educação, Victor Hugo secretário municipal de administração, Dedé secretário municipal de transporte,  coordenadoras da Semed, representante do conselho municipal de educação e representantes da APLB.

Na reunião, a secretária de educação Cristina Fernandes deixou claro sua preocupação com toda equipe escolar, pais e estudantes e enfatizou que o município de Bom Jesus da Lapa desde o início da pandemia vem desenvolvendo atividades domiciliares para os alunos do campo e da sede.

Seguido disso, o secretário Euler demonstrou preocupação com as contaminações causadas pelo vírus da Covid-19,  e de acordo com os dados do município afirmou que neste momento é inviável voltar às aulas e que não seria seguro para profissionais, alunos e familiares devido ao potencial de disseminação do vírus.

O professor José  Homero, representante da APLB, abordou alguns problemas que poderão acontecer, como compartilhamento de materiais entre os alunos, dificuldade de se fazer entender pelos alunos por causa do uso da máscara e potencial contágio durante a alimentação dos alunos na escola.

Em sua fala, o secretário Victor Hugo agradeceu o empenho dos professores e profissionais de educação para manter o funcionamento da educação, já que as atividades e trabalhos não pararam no município. Após esse momento, Victor Hugo apresentou dados sobre população não vacinada e que dificilmente qualquer protocolo seria posto 100% em prática em caso de retorno, além do transporte que teria aglomeração. Lembrou que a imunização ocorre com a segunda dose, que ainda pouco aconteceu em geral no Brasil e informou que a administração não voltará com as aulas até ter garantia de imunização da população.

O secretário de transporte, popularmente conhecido como Dedé informou também que poderia ocorrer contágio nos transportes até as escolas, tanto na sede do município, quanto no campo e que seria um risco para alunos e motoristas.

No fim, o secretário de administração Victor Hugo  informou que o posicionamento da administração é de que não haverá alterações na ação do município, e que é preciso cautela. O grupo chegou a conclusão que a realidade de Bom Jesus da Lapa e informa que é importante deixarmos passar a romaria do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade para uma nova avaliação. E afirma que mesmo a romaria sendo on-line e contando com a organização da secretaria de saúde, a cidade terá turistas.

Sendo assim, com a responsabilidade de preservar vidas, o município continuará com as atividades domiciliares entregues nas escolas da sede e sendo encaminhadas, através do transporte escolar, até os alunos do campo.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM