Romaria Virtual do Bom Jesus é destaque nacional com pioneirismo
07/08/2020

A esplanada sempre cheia de romeiros e lapenses em 2020 experimentou algo diferente. A Romaria do Bom Jesus completou 329 anos e ocorreu de forma diferente, devido a pandemia ela ocorreu de forma virtual com transmissões em redes sociais e também por canais televisivos o Bom Jesus foi até os fiéis.

Além das transmissões das celebrações ao vivo a romaria foi destaque durante todo novenário nos jornais regionais na TV Oeste, estaduais na Rede Bahia e até nacionais na Rede Globo, com matérias e flashes diários, na missa festiva pela manhã da quinta-feira (06/08) três emissoras transmitiram a celebração Rede Vida, TVE Bahia e TV Pai Eterno, além da missa de encerramento ter sido transmitida pela TV Aparecida totalizando transmissão por quatro emissoras em apenas um dia.

Além das redes de TV também transmissões de rádio em cadeia, tanto para municípios da Bahia e até de outros estados e a cobertura de diversos portais de notícias, na Bahia todos os sites de informação com prestígio na estado e no Brasil que mostraram uma forma reinventada que foi criada para que as celebrações chegarem aos fiéis.

Outro lugar que foi partilhada as celebrações foi através das redes sociais e canais do Santuário na internet, onde diariamente ocorreram transmissões pela rede mundial chegando a todos os lugares do mundo de forma simultânea.

Vale ressaltar que a Romaria Virtual do Bom Jesus foi pioneira no país entre as principais romarias do Brasil foi a primeira a criar toda uma grade de programação para que houvesse a transmissão das celebrações para que os fiéis acompanhassem, já que outras romarias tradicionais como a de Trindade-GO foram canceladas devido a pandemia do Coronavírus.

Mesmo com o sucesso o desejo de todos, desde os padres, redentoristas até a população lapense, autoridades e principalmente romeiros é que em 2021 as celebrações voltem a ocorrer com todos presencialmente na esplanada, gruta e cidade.

Autor: Earvin Andrade - ASCOM