Governo
Sábado: Novo frigorífico é inaugurado e recursos chegam ao Município com a parceria Prefeitura + Governo do Estado
09/06/2018

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, junto aos representantes do Governo do Estado, entregou o tão esperado Abatedouro Frigorífico que vai atender a cidade e toda região. O novo frigorífico vai atender várias cidades vizinhas e irá ser o local de abate legalizado e fiscalizado para essa atividade. A cidade agora abriga o setor industrial, sendo um ponto de produção de carne e matéria prima, colocando o município em um patamar econômico maior e que eleva o potencial de nossa produção agropecuária.

Higiene, limpeza, inspeção e legalidade na produção da carne que vai a mesa das pessoas são alguns dos pontos positivos que a inauguração do novo frigorífico vai oferecer. Com fiscalização, acompanhamento de veterinários, higienização, vaporização e refrigeração da carne produzida, agora Bom Jesus da Lapa terá um local de total segurança e regulamentado pelas normas legais para funcionar e produzir alimento inspecionado a população, gerando também mais renda aos produtores da região, que necessitam de um local para a produção de carne.

Com investimentos que giram em torno de R$ 4,3 milhões, o Matadouro Frigorífico foi inaugurado com a presença do Governador Rui Costa e sua comitiva, que chegou nesta manhã a cidade. Deputados da base aliada da gestão também estiveram presentes na cerimônia que aconteceu na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, além da visita a unidade do abatedouro.

Com capacidade para abater até 100 (cem) animais/dia, o equipamento é multifuncional e está apto a receber bovinos, ovinos, caprinos e suínos. Iniciativa de grande impacto na economia e na qualidade das carnes comercializadas em toda a região, o Matadouro Frigorífico foi construído a partir de projeto solicitado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura e desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). O secretário municipal de agricultura, Marcos Haiala, também esteve presente na cerimônia ao lado do prefeito Eures Ribeiro e os representantes da gestão municipal.

Totalmente enquadrado nos padrões tecnológicos de inspeção sanitária e humanização do abate, o projeto foi também aprovado pelo Ministério da Agricultura. O conjunto de edificações é de grande porte, composto por sala de matança e câmara frigorífica, currais de chegada dos animais, currais de observação, passarela de inspeção, crematório, depósito para cascos e chifres, casa de caldeira, dentre outros itens. As construções totalizam cerca de 10 mil metros quadrados de uma área total de 50 mil metros quadrados.

O início dos trabalhos no novo equipamento já inicia de forma imediata. O Matadouro Frigorífico terá inspeção permanente de profissionais especializados, garantindo a região o consumo de um produto inspecionado e de qualidade. Após a visita da comitiva que acompanhava o governador ao Matadouro Frigorífico, ocorreu uma cerimônia na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, com o anúncio de mais benefícios que chega ao Município.

Foram entregues as chaves de 06 Viaturas para a 38º CIPM de Bom Jesus da Lapa, aumentando a segurança com mais efetivos nas ruas. Houve também, com a presença dos deputados Eduardo Salles e Sérgio Brito, a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Quilombo do Rio das Rãs, Vila Paraíso, Primeira Várzea, Canela, Assentamento Boa Esperança e Vargem de Dentro. A cerimônia ainda contou com o anúncio da Licitação para pavimentação Asfáltica do Bairro Vila Nova e foi apresentado um projeto dos gestores da paróquia da Igreja Católica do município, pedindo ao Governo do Estado um aumento da Esplanada da Gruta do Bom Jesus, sendo uma necessidade devido as nossas romarias, crescendo o número de pessoas a cada ano naquele espaço. O projeto foi apresentado ao Governador Rui Costa, que o levará para viabilizar a obra.

Autor: MURILLO CAMPOS - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO