Secretaria de Agricultura
Secretaria de Agricultura projeta para breve a instalação de um Entreposto Frigorífico para o Município e toda região
22/03/2019

Durante essa semana, o secretário municipal de agricultura, Marcos Haiala, esteve em Salvador em importantes encontros de interesse do Município.

Um desses encontros foi a reunião com o Diretor/Presidente da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – Wilson Dias, para tratar de diversos assuntos. Entre eles, a pauta principal foi a viabilidade de um projeto para trazer um entreposto de desossa animal para o frigorífico e mercado municipal.

Além disso, foram tratados assuntos do Bahia Produtiva, de interesse dos agricultores e produtores do município. Foi também colocado em pauta o assunto da organização de uma nova Feira Territorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Velho Chico, que poderá acontecer mais uma vez em Bom Jesus da Lapa.

A visita na CAR teve como prioridade a instalação deste entreposto que vai ser instalado, sendo assim uma forma de separar as partes do animal com uma sala de armazenamento no processo de desossa.

No encontro, também esteve presente o secretário de agricultura de Serra do Ramalho, Erlando Bispo.

De acordo com as conversas, o diretor da CAR gostou da proposta e vislumbrou um projeto de construção de um entreposto regional ou territorial, já que o novo abatedouro frigorífico municipal atende várias cidades vizinhas.

Com o andamento do processo, o prefeito Eures Ribeiro fará uma visita nos próximos dias a entidade, já com o projeto feito pela Secretaria de Agricultura, para que posteriormente a Prefeitura Municipal entre com o investimento para a construção dessa obra, com todos os equipamentos necessários.

A vinda deste entreposto para a cidade irá trazer benefícios a todos, principalmente aos moradores, pois o estabelecimento vai ser destinado exclusivamente à estocagem de produtos de origem animal pelo emprego de frio industrial, mantendo-os na temperatura ideal, conservando a carne e todas as peças retiradas do animal, para que assim nenhum odor ou sujeira seja passado para fora do recinto.

Autor: MURILLO CAMPOS - AGÊNCIA MORRITO